quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros


Elenco: Benjamin Walker, Mary Elizabeth Winstead, Dominic Cooper, Anthony Mackie, Rufus Sewell, Marton Csokas, Jimmi Simpson, Joseph Mawle, Robin McLeavy.
Direção: Timur Bekmanbetov
Gênero: Ação/Suspense
Duração: 105 minutos
Distribuidora: Fox Film


Ao ouvir o nome Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros talvez você se faça a mesma pergunta que eu me fiz, e a resposta é sim, se trata mesmo do famoso presidente norte americano, que aboliu a escravidão naquele país. Sim é trash, até mesmo surreal. Mas, vamos combinar que o filme parte do princípio de que um dos mais conhecidos presidentes dos Estados Unidos levava uma vida secreta como caçador de vampiros. O que mais você queria?

Tudo começa quando Nancy Lincoln (Robin McLeavy) mãe do presidente Abraham Lincoln (Benjamin Walker) é morta por um destes monstros. O jovem Lincoln parte para uma busca por vingança contra a criatura que matou sua mãe, Com um machado de prata, e habilidades em artes marciais impressionantes, mata todos os vampiros que encontra com a ajuda de um mentor, que o guia nos primeiros passos da sua jornada. E como pano de fundo, o contexto político, como narrado no livro homônimo, do escritor de romances de zumbis Seth Grahame-Smih.


Benjamin Walker, ator que vive o presidente, não chega a comprometer, mas se destacou apenas por se parecer com o ator Liam Neeson (A lista de Shindler, 1993). O restante do elenco também é pouco expressivo e os diálogos são previsíveis e recheados de clichês.

O roteiro de Seth Grahame-Smith fica como o destaque negativo, cheio de falhas, compromete todo o filme. Um exemplo claro é quando uma guerra entre vampiros e homens acontece, e só depois que vários humanos morrem o grande caçador se da conta de que somente com prata se pode exterminar estes seres não vivos. Vale ressaltar que essa foi uma das primeiras lições que Lincolnteve em seu treinamento.

Mas, com a direção Timur Bekmambetov (Wanted, 2008). e uma assinatura de Tim Burton (Sombras da Noite, 2012) a parte técnica é o ponto forte do filme. Com isso o destaque positivo fica por conta das tomadas das lutas de Abraham. Proporcionando bons movimentos marciais e com vários Slow Motions, esse é o melhor que o filme oferece.

O romance de Lincoln com Marry Todd, vivida por Mary Elizabeth Winstead(Scott Pilgrim Contra o Mundo, 2010). Não recebe a devida atenção. Não se explica, por exemplo, como ela se separou do namorado tão facilmente, e casado com o vendedor de um armazém.

No fim, depois de um começo aborrecido e um final confuso, o filme consegue aumentar a mítica em torno de Lincoln. E, só pra constar, não me importa quanto protetor solar eles usem, vampiros jamais devem sair por aí à luz do dia. Mas, pensando bem, poderia ser pior. Eles poderiam brilhar à luz do Sol.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário